10 pedidos da pessoa doente de Alzheimer

1. Eu ainda estou aqui…posso esquecer-me de partes da minha vida mas sei e não me esqueço que sou uma pessoa que merece ser tratada com dignidade.

2. Eu sou um adulto, trate-me como tal! O meu comportamento, por vezes, pode parecer infantil mas nunca me trate como uma criança. Não fale comigo em linguagem de bebé.

3. Entre no meu mundo. Por vezes não me lembro do que aconteceu há cinco minutos, mas consigo lembrar-me do que aconteceu há 50 anos atrás. Não discuta comigo, eu não entendo o porquê da sua irritação e isso pode deixar-me agitado o resto do dia.

4. Gestos por vezes são melhores do que palavras. Um toque gentil ou, em casos de confiança, um abraço caloroso.

5. Eu preciso de ar fresco e luz do sol. Leve-me a apanhar um pouco de ar diariamente. Pode ser uma passeio, ou ir a um pátio ou até a uma varanda.

6. Preciso de uma rotina diária de atividades. Uma rotina sistemática, todos os dias, mexe com as lembranças que ainda tenho e fortalece partes do cérebro que ainda funcionam. Sinto-me melhor com uma rotina programada de atividades, que ocorrem sempre na mesma hora do dia, mesmo que não me lembre , posteriormente, delas.

7. Gosto de atividades prazerosas. Eu posso esquecer-me que me levou a almoçar fora, mas a sensação deprazer e as emoções que vêm daquela experiencia perduram após o evento.

8. As interações sociais são importantes para mim. Posso esquecer-me que a minha família me visitou, mas a sensação de prazer e as emoções da visita perduram.

9. Zele pela minha segurança. Dê-me liberdade para me movimentar dentro de casa, porém, tanto quanto possível previna situações de quedas ou ferimentos.

10. Mantenha-me saudável. Ajude-me a comer alimentos saudáveis, a movimentar-me e a evitar infeções.

 

Lar de idosos Lisboa – Bocage Senior Residence

Estado confusional em idosos<< >>Quando cuidamos de idosos … Controlo de infecções