Administração de medicamentos a pessoas idosas – o que deve ter em conta

 

A atenção que der aos cuidados a ter com os medicamentos e à sua correta utilização contribuirá para aumentar os benefícios que estes oferecem.

O que necessita saber…

– Nunca tente administrar medicamentos por via oral a alguém que esteja a dormir ou inconsciente.

– Utilize o medicamento certo, na dose certa e à hora certa.

– Administre o medicamento pelo método correcto – líquidos, comprimidos, gotas, pomadas, aerossóis, supositórios, injeções.

– Se os medicamentos forem receitados por mais do que um médico, ou não necessitarem de receita médica, pergunte ao seu médico ou farmacêutico se é seguro tomá-los em simultâneo.

– Fale com um enfermeiro, médico ou farmacêutico se notar mudanças de comportamento súbitas, alucinações ou outras reacções moderadas ou graves.

– Mantenha os medicamentos fora do alcance do doente, se estiver confuso.

– Se o doente estiver a tomar produtos naturais ou medicamentos não sujeitos a receita médica, informe o seu médico ou farmacêutico, de forma a evitar incompatibilidades.

– Manter registos dos medicamentos é muito importante, em especial quando são administradas doses regulares de medicamentos para a dor.

– O calor e a luz podem alterar a composição química de alguns medicamentos.

– Se o seu familiar for institucionalizado num lar de idosos deverá entregar, no ato de entrada, um esquema com a lista de medicamentos com a hora das tomas e a dose diária.

 

Lar de idosos Lisboa – Bocage Senior Residence

Institucionalização de pessoas com demência em lar de idosos: o que deverá ter em conta<< >>Estado confusional em idosos