Problemas de visão em idosos – Recomendações e problemas frequentes

Recomendações:

1) Faça exames médicos de rotina para detectar doenças que possam vir a afectar também a sua visão, como, por exemplo, a hipertensão e a diabetes, que são doenças que podem ser tratadas.

2)  Faça um exame completo aos olhos, de dois em dois anos, porque muitas doenças dos olhos se desenvolvem sem darem sinais de alerta.

3) Se sofrer de diabetes, ou se alguém na sua família tiver tido problemas oculares, deve ser observado com maior frequência.

Em geral, as pessoas mais velhas precisam de luz mais forte para ler, cozinhar, jogar às cartas…
Para além disso, algumas doenças dos olhos são mais frequentes na idade avançada, mas muito pode fazer-se para as evitar e, caso ocorram, para as curar.
À medida que se envelhece, diferentes alterações físicas podem vir a provocar uma redução gradual da visão. Alguns problemas de visão, mais frequentes na idade avançada, são:

  • A presbitia é a redução gradual da capacidade de focar objectos ou letras de imprensa pequenos. É comum em pessoas com idade superior a 40 anos, tornando-se evidente, devido ao facto de as pessoas terem de afastar aquilo que estão a ler para a distância de um braço estendido. Algumas pessoas ficam com dores de cabeça ou sentem a vista cansada quando estão a ler. A Presbitia não pode ser evitada, mas pode ser corrigida facilmente com óculos ou lentes de contacto.
  • Moscas volantes são pequenas manchas que surgem no campo de visão, geralmente detectadas à luz do dia ou em quartos muito bem iluminados. Alguns desses pontos podem ser inofensivos, mas outros podem ser sinais de alerta de doenças dos olhos, especialmente se forem acompanhados de clarões súbitos. Se estes pontos, ou os clarões a eles associados, se tornarem muito frequentes consulte um médico.
  • A catarata, desenvolve-se quando a lente transparente que existe dentro dos olho começa a ficar opaca ou embaciada, impedindo a passagem da luz.
  • Pequenos pontos opacos, nessa lente, pouco afectam a visão mas, se a catarata aumentar e engrossar, a lente danificada pode ser retirada, através de uma intervenção cirúrgica com a qual, em geral, se obtêm bons resultados.Se sofrer de cataratas, consulte o médico, para saber se a intervenção cirúrgica é necessária ou justificável
  • O glaucoma é provocado por um aumento da pressão dos líquidos existentes dentro dos olhos, provoca lesões e pode levar à cegueira. Nem sempre se sabe o que causou este problema, mas, através de um diagnóstico precoce e de um tratamento apropriado, consegue-se, em geral, impedir o seu agravamento e evitar a cegueira.O tratamento consiste na aplicação de gotas especiais, medicação, raios laser, ou, em certos casos, intervenção cirúrgica. Na maior parte dos casos, os sintomas são raros antes do glaucoma se desenvolver e o aumento de pressão nos olhos não provoca dores. Por isso é necessário vigiar a pressão ocular através de exames de rotina.

Bocage Senior Residence
Lar de Idosos, Residência Sénior, Casa de Repouso, Lar de terceira idade

Recomendações a idosos com dificuldades auditivas<< >>Cuidar em lar de idosos - Cuidados a ter para intervir de forma eticamente correta com a pessoa idosa