Quando cuidamos de idosos … Controlo de infecções

O controlo de infeções é imprescindível porque qualquer pessoa pode transportar diversas bactérias – micróbios. As regras de precaução são, assim, aplicáveis a toda a gente. A precaução protege o cuidador e o utente das infeções.
O equipamento de que irá necessitar é adquirido na farmácia ou numa loja de artigos de saúde (ex. luvas, aventais, máscaras). O custo destes equipamentos poderá ser comparticipado por alguns subsistemas de saúde.

1) Lavagem das mãos

Lavar as mãos é a forma mais eficaz de propagação de infeções. Lave-as com água quente e sabão antes e depois de qualquer contacto com o utente. Evite que a pele fique seca e gretada com creme para mãos e corte as unhas e cutículas rentes para ser fácil manter as mãos limpas.
Eliminação dos resíduos
Todas as ligaduras sujas ou outros produtos usados, descartáveis, sujos de sangue ou secreções corporais devem ser colocados no lixo dentro de dois sacos de plástico. Desta forma, as bactérias ficarão dentro do saco de plástico e não causarão infeções.

2) Luvas

Deve usar luvas descartáveis em látex ou vinil para mexer em objectos com sangue ou secreções corporais. As luvas descartáveis nunca devem ser reutilizadas e têm de ser postas no lixo dentro de dois sacos de plástico.

3) Aventais

Use um avental de plástico descartável se correr o risco de sujar a roupa ao cuidar do utente. Quando tirar o avental coloque-o no lixo dentro de dois sacos de plástico.
Máscaras
Use uma máscara se tiver constipado ou proteja-se com uma máscara se o doente tossir.

4) Agulhas e seringas

Coloque as agulhas e seringas usadas num contentor para cortantes. Caso não disponha desse contentor, utilize um recipiente de plástico duro, ou metálico, com tampa. Ponha a tampa no recipiente quando estiver cheio e vede-a com fita adesiva. O processo de eliminação destes resíduos pode variar de zona para zona, pelo que, deverá perguntar a um profissional de saúde.

5) Preparação dos alimentos

Os alimentos crus são grandes transmissores de micróbios. A carne e os ovos devem ser bem cozinhados. As frutas e legumes devem ser sempre lavados antes de cozinhar ou comer. Lave os pratos, copos e utensílios de cozinha com água quente e detergente. Se utilizar uma tábua de cozinha para preparar carne crua, lave-a sempre com água quente antes de voltar a usá-la.

6) Animais de companhia

Os animais podem transmitir doenças e por isso é importante certificar-se de que são saudáveis e têm as vacinas e consultas em dia.

 

Lar de idosos Lisboa – Bocage Senior Residence

10 pedidos da pessoa doente de Alzheimer<< >>Alteração de comportamento no final da tarde em doentes de Alzheimer